8 perguntas essenciais

Não sabe como escolher um software de integração de dados, separamos oito perguntar a serem feitas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão.

Hoje existe uma grande variedade de software para integração, mas nem todos eles vão se adaptar as suas necessidades, e essa decisão pode se tornar difícil, principalmente se sua empresa tiver necessidades especificas e complexas. Mas calma nós iremos te ajudar a escolher a melhor ferramenta para a sua empresa.

1- Para que você vai usar o software de integração de dados?

A primeira pergunta que você deve fazer é: o que eu quero alcançar com o software de integração? E o porque a sua empresa precisa de integração de dados? Essa ferramenta será usada para um projeto, ou a empresa terá uma demanda mensal de integração, necessidades contínuas de dados, como automação. Existe empresas que podem oferecer ferramentas com esses recursos e benefícios exclusivos que você precisa, com preços e pacotes que se adaptam ao seu modelo de negócio. Seja claro sobre aquilo que você quer e precisa, desta forma a sua integração será bem-sucedida e você vai reduzir o seu processo de compra uma vez que você já sabe o que a empresa quer e procura.

2 - Onde estão seus dados?

A segunda pergunta a se fazer é saber o tipo de dados que precisa se integrar e onde eles estão. Você tem um banco de dados com várias fontes e com vários dados e precisa conectar todos eles, ou você quer transferir dados para nuvens do seu sistema interno, o lugar onde os seus dados estão tem uma grande influência na hora de escolher a melhor ferramenta para integração. Essa decisão também tem que levar em conta o número, tipo e natureza das fontes de dados que você precisa integrar. Outros pontos a se levar em conta é a segurança, controle e a agilidade ao longo do projeto.

3- Quem irá utilizar o software de integração de dados?

Esse é um ponto crucial na sua escolha, quem irá utilizar o software na sua empresa, uma equipe de negócio, uma equipe de ti ou apenas uma pessoa? Existem algumas soluções que são de difícil utilização, demandando que você tenha na sua equipe um ou mais especialistas na ferramenta para conseguir trabalhar com ela. Avalie os recursos que sua empresa dispõe para a aquisição do software e quantos colaboradores você poderá colocar na equipe de integração. Saiba se a ferramenta a ser contratada tem algum tipo de treinamento, ou se o software é de fácil utilização e o que é necessário para os seus colaboradores utilizarem ele. Verifique também se a empresa possui serviço de suporte e como ele funciona, se tem algum custo.

4- Qual é o seu orçamento?

Você terá que ter em mente qual o valor a sua empresa pode investir em um software de integração, a aquisição de um software vai muito além dos custos da licença, você precisa avaliar os custos com os seus funcionários ou a equipe que ficará responsável pelas integrações. Pesquise todas as opções de integradores compare os valores e certifique-se de ter escolhido a opção mais adequada para o seu negócio. Empresas de grande nome podem ser as mais atraentes, mas a maioria são extremamente caros, certifique-se que o produto e serviço deles é o que você realmente precisa.

Outro ponto a se levar em conta são os integradores mais baratos, você pensa estar fazendo um ótimo negócio com o preço inicial barato, mas depois descobre que talvez essa empresa não é especialista em integração e que não irá lhe dar o suporte adequado. Hoje já existem ferramentas no mercado que não precisam de especialistas e nem técnicos para trabalhar com essas ferramentas, basta uma pessoa que conheça e entenda do cenário a ser integrado, reduzindo os custos dos seus projetos de integração. Portanto, certifique-se de fazer sua pesquisa e entender as ofertas de fornecedores diferentes. Dados mal integrados podem custar seus negócios.

5- Quais serão as suas necessidades de integração no futuro?

Lembre-se de avaliar como essas soluções vão lhe atender no futuro, suas necessidades para o futuro poderão mudar, e é provável que o volume dos seus dados aumentem, e a ferramenta precisará processar seus dados muito mais rápidos do que hoje. Certifique-se que esse integrador vai conseguir suportar os seus volumes de dados do futuro com a mesma rapidez de agora e garantir que a solução possa escalar com sua empresa e oferecer suporte a uma complexidade maior, se necessário.

6 - Você fez alguma avaliação e demonstração do software de integração de dados que pretende contratar?

Antes de escolher um integrador faça o download de avaliação e peça uma prova de conceito de cada uma das empresas que você mais gostou e se identificou, dessa forma você poderá compara e avaliar o produto, o serviço, a empresa, o tempo, o desempenho da ferramenta, o custo, a mão de obra, os recursos, etc. Fazer uma avaliação e uma demonstração do software adaptada ao seu caso, e não uma demonstração genérica, ou seja que sirva para qualquer ramo de mercado é muito importante na sua decisão.

Peça para o fornecedor uma demonstração e a prova de teste usando os seus dados, assim você terá uma noção melhor do que o software poderá fazer na sua empresa. Outra coisa a se levar em conta e como essa ferramenta vai estar funcionando daqui dois a cinco anos.

7- Você sabe como identificar o melhor integrador de dados para a sua empresa?

Cada integrador que existe no mercado hoje, tem seus pontos fortes e cada um vai lhe proporcionar uma experiência diferente, mas agora como identificar o melhor para a sua empresa? Avalie quais os pontos são mais importantes para vocês, e procure a ferramenta que atenda a esses pontos. Verifique se a oferta do software está de acordo com as suas expectativas. Se possível procure falar com alguns dos clientes da empresa para ter uma ideia da experiência deles com a ferramenta.

8 - Como a implantação e a ferramenta irão funcionar?

Alguns projetos de integração apresentam problemas ao longo da sua implantação, procuro saber como o seu fornecedor escolhido fornece suporte e documentação adequada, e se inclui um treinamento para a sua equipe. Um integrador bom ajudará você na arquitetura e irá lhe oferecer uma consultoria se julgar necessário. Estabeleça metas e expectativas para avaliar a ferramenta depois da implantação.

Qual software de integração de dados é ideal para você?

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta. Cada empresa é única e tem necessidades especificas e com as suas integrações não é diferente, cada empresa precisa de integrações exclusivas, e tem diferentes dados, armazenamentos, formatos entre tantas outras diferenças. Mas só você poderá saber qual o melhor software para a sua empresa, você sabe quais as necessidade, objetivos e limitações, escolha um fornecedor que seja honesto sobre os desafios, mas capaz de ajudá-lo a resolvê-los.

Solicite uma demonstração