O gerenciamento de projetos é um processo que tem como objetivo gerenciar diferentes versões de dados/informações.

Ele possibilita ao usuário uma maneira eficaz e eficiente para organização das informações, através de diversos conceitos que serão abordados a seguir, agregando qualidade ao produto.

É possível manter diversas versões ao mesmo tempo, desde para alterações e manutenção, tanto a questão da realização de importação de back-ups de outras versões.

Definições

1.Workspace

  • É um diretório, na máquina do desenvolvedor, onde os elementos em check-out estão copiados do banco de dados, onde o mesmo pode manipular.
  • O usuário tem a possibilidade de selecionar um workspace e trabalhar em vários elementos ao mesmo tempo.
  • A partir do momento que é dado "check-out" em um elemento, a cada alteração, as informações são salvas automaticamente.

2. Check-Out

  • Permite ao usuário reservar um elemento, travando-o para edição.
  • Com o check-out, somente o usuário que o efetuou poderá realizar alterações naquele momento.
  • Os outros usuários poderão ter acesso ao elemento apenas no modo leitura, mas não para o modo escrita/alteração.
  • As alterações realizadas no elemento, só serão vistas por todos quando o usuário que realizou o Check-Out, fizer o Check-In das mesmas.

3. Check-In

  • Permite ao usuário liberar o elemento e envia-lo modificado para o banco de dados.
  • Ao usuário realizar o check-in, todos podem tem acesso ao elemento alterado e podem utilizar o elemento para o modo escrita/alteração.
  • É necessário ao usuário informar uma descrição para realização do check-in a ser utilizada de histórico posteriormente.

4.Undo

  • É habilitado ao usuário somente após o mesmo efetuar Check-out em algum elemento.
  • O Undo cancela todas as alterações feitas pelo usuário, desativa o Check-out e busca a última versão do elemento, presente no banco de dados.

5.Branching

  • Permite ao usuário realizar uma "cópia" de um projeto anterior, para que duas equipes possam trabalhar em paralelo evitando que uma equipe prejudique a outra, ou mesmo para criação de novas versões.

6. Changesets - Visualização de Histórico de Check-in

  • São as alterações que uma operação de Check-In produz, o registro de histórico, desde descrição ao detalhamento de modificações.