É o componente responsável por realizar as transformações de mensagens entre dois Layouts baseado em seus Links e/ou Regras de Mapeamento.

O Mapeador tem como objetivo, copiar e/ou manipular os valores dos elementos de um layout para o outro de acordo com as especificações definidas.

Tipos de Mapeamento

Mapeamento Padrão: É composto por dois Layouts, origem e destino, nos formatos Xml, JSON, Texto Delimitado ou Texto Posicional.

Mapeamento Banco de Dados - Saída: É composto por dois Layouts, com o Layout de origem no formato Banco de Dados - Saída e o Layout de Destino nos formatos Xml, JSON, Texto Delimitado ou Texto Posicional.

Mapeamento Banco de Dados - Entrada: É composto por dois Layouts, com o Layout de origem nos formatos Xml, JSON, Texto Delimitado ou Texto Posicional e o Layout de Destino no formato Banco de Dados - Entrada.

Mapeamento Banco de Dados - Sincronização: É composto por dois Layouts, com o Layout de origem no formato Banco de Dados - Saída e o Layout de Destino no formato Banco de Dados - Entrada.

Elementos Existentes

Mapeamento Padrão / Banco de Dados - Saída / Banco de Dados - Entrada

  • Link de Mapeamento: É o elemento que representa a conexão entre um elemento no layout origem e um elemento no layout destino informando ao mapeador de onde o valor será extraído e para onde deve ser escrito, atuando de forma a um “de-para”.
  • Regra: Todos os relacionamentos dentro do mapeador podem ser ou não executados, de acordo com a análise do conteúdo dos layouts origem e/ou destino, definem se o relacionamento será criado ou não.

Ciclo de execução dos mapeamentos

Abaixo será ilustrado o fluxo do ciclo de execução dos mapeamentos:

  • São carregados os layouts de entrada e saída, juntamente com seus respectivos links de mapeamento e regras.
  • A execução é realizada percorrendo elemento a elemento do layout de destino, iniciando pelo elemento raiz, seguindo de acordo com o nível hierárquico.
  • A cada elemento do layout de destino percorrido, é verificado se existe um link de mapeamento ou uma regra vinculada a ele.
  • Caso o elemento possua link de mapeamento, ele extrai o valor do layout de entrada e replica/manipula o valor para o layout de destino.
  • Caso o elemento possua uma regra, ele executa as validações e condições e salva o resultado em memória.
  • Numa regra pode ser informado valores para outros elementos, os valores ficarão em memória e durante a execução dos elementos informados, caso exista valores extraídos para ele, ele criará o elemento.

Adicionando Regras nos Mapeamentos

A adição de regras é utilizada quando é necessário criar um regra em específico para cada tipo de campo.

A regra é montada nos mapeadores através de algoritimos simples, utilizando conceitos de operadores lógicos, condições e funções para processamento.

Um exemplo interessante, é sua utilização em processos de Notas Fiscais Eletrônicas, em que a tributação varia de acordo com cada estado, e através das regras que isso é realizado.

Segue abaixo um exemplo de configuração, para busca do cnpj do emissor de uma nota, e de acordo com o mesmo, escrever o nome da empresa num elemento de saída.

Para informações mais técnicas e detalhadas

  • Para acessar o Portal de Documentação Técnica, clique aqui.

Nota

Edição de Regras:
•     Dispomos de uma tela para montagem e edição de regras, onde o usuário monta seu "algoritmo", através de um script simples e descomplicado.
•    O usuário pode criar sua própria lógica para captura e manipulação de valores.

Propriedade "Ignorar erros de Validação no Parser de Entrada":
•    Via Aplicação e API, dispomos desta propriedade, que indica se em caso de incidentes de validações na origem, o mapeamento será ou não executado.
•     Com a propriedade desmarcada, ao ocorrer incidentes de validação no Layout de origem, a transformação NÃO é executada e retornada uma lista de ERROS das validações.
•     Com a propriedade ativada, ao ocorrer incidentes de validação no Layout de origem, a transformação É executada e retornada uma lista de ALERTAS das validações.

Criação de Mapeamento:
•    Jamais poderá existir um Mapeamento, com os Layouts de Origem e Destino com referências iguais.

Botão "Visualizar Extrações Layout de Entrada":
•    Utilizado para visualizar os valores dos elementos processados do Layout de Entrada, quando dos formatos Xml, JSON, Texto Delimitado ou Texto Posicional.