Portal de Monitoramento

Definições do Portal de Monitoramento

O Portal de Monitoramento do Connect Us permite você realizar o monitoramento e gestão completo de suas integrações. Através de sua interface web, você pode visualizar desde informações gerenciais (quantidade de clientes, integrações, projetos), como também questões técnicas, relacionadas ao suporte (serviços de integração, monitoramento, falhas, status de processamento).

Você pode instalar o Serviço de Monitoramento do Connect Us, onde o mesmo, fica monitorando seus serviços de integrações instalados e em caso de falhas, são reportadas ao nosso portal web.

Mensagens de Falha no Monitoramento

As mensagens de falha do monitoramento possuem 3 níveis de criticidade:

  • Nível Crítico: Inerente a falhas no processamento do Serviço de Integração, que Interrompem ou inviabilizam o processamento de uma integração.

  • Nível Moderado: Inerente a falhas de processamento dos Conectores, como perda de conectividade, arquivos inválidos, timeouts de banco. Falhas durante o processamento, porém, que não inviabilizam os outros processos paralelamente.

  • Nível Leve: O usuário pode customizar este nível de alerta, e criar regras especificas para sua utilização. Durante a configuração de sua integração, você pode validações e verificações customizadas, para subir algum tipo de incidente, caso viole, por exemplo, sua regra de negócios.

Mensagens de Alerta

  • Nível Alerta: O usuário pode customizar este nível de alerta, e criar regras especificas para sua utilização.
    Ex.: Quando o montante de documentos NFe-s recebidos atingirem o valor de 100mil, notificar a empresa solicitante.

Dashboard

A tela de Dashboard é responsável por auxiliar no controle das integrações por cliente, é uma interface web de monitoramento e acompanhamento a partir de dados configurados da plataforma Connect Us.

Acessos Permitidos:

  • Perfil de Administrador;

O processo de monitoramento consiste nas seguintes etapas:

  1. Abra a tela do Monitoramento;
  2. Utilize o login de acesso encaminhado pelo seu implementador SysMiddle e clique em Entrar;
  3. Irá exibir a Dashboard do monitoramento.


As informações estão separadas por áreas:

1)     Resumo e Gráfico: Apontamento por mês da utilização de Layout e Mapeadores;

2)     Incidentes: Gráfico de total de incidentes, segmentados pelos níveis de alertas;

3)     Último alerta gerado: Listados por níveis de criticidade: Crítico, Moderado, Leve, Alerta, com o nome do respectivo evento gerado pela plataforma, ou customizado pelo usuário;

4)     Conectores:Lista com um contador de coonectores utilizados;

5)     Informações Gerais: Informações mais detalhadas da utilização da plataforma do Connect Us;

6)     Notificações: Alertas visuais facilmente identificados para os tomadores de decisão, sobre tudo que acontece de mais importante nos projetos de integração.


Monitoramento

Filtros e Pesquisas

  1. No menu lateral, clique em Monitoramento;
  2. No menu possui filtros de pesquisa, com as opções de:
    • Tipos: Todos, Serviços, Conectores;
    • Nome: Campo livre para inserir o nome do conector ou serviço para filtrar.
    • Níveis: Crítico, Moderado, Leve, Alerta.
  3. Após utilizar os filtros, clique em Aplicar.

Monitoramento e Acessos

Acessos permitidos:

  • Monitoramento de Infraestrutura;
  • Monitoramento de Dados.

Níveis de mensagens de alertas

Todos os alertas emitidos estão vinculados ao projeto ao serviço ou ao conector, para fácil identificação.

Notificação de nível de criticidade Crítica (Vermelho):

  • Falha na validação de licença;
  • Falha no carregamento das configurações do Serviço do Connect Us;
  • Falha na inicialização do Serviço do Connect Us;
  • Licença sem privilégios para execução do Serviço do Connect Us;
  • Arquivo de configuração do serviço (global.config) inválido.

Notificação de nível de criticidade Moderada (Laranja):

  • Falha no processamento do conector;
  • Falha no carregamento das configurações do conector;
  • Falha na tentativa de processamento de um arquivo;
  • Falha na busca dos arquivos a serem processados pelo conector;
  • Falha na tentativa de leitura de um arquivo;
  • Falha na tentativa de criação/escrita de um arquivo;
  • Falha na tentativa de mover o arquivo para a pasta de não processados;
  • Falha na tentativa de remoção de um arquivo;
  • Falha na tentativa de preparação/verificação de um arquivo pré-processamento;
  • Sem conectividade com a Internet para execução do conector;
  • Falha de conectividade com o servidor;
  • Falha na tentativa de remoção de um e-mail;
  • Falha na tentativa de processamento de um mapeador;
  • Falha no carregamento dos parâmetros da chamada;
  • Falha na execução da requisição da chamada;
  • Falha no roteamento de um arquivo;
  • Falha no roteamento de um arquivo e envio para a pasta de não processados;
  • Falha na tentativa de envio de um e-mail;
  • Falha na busca dos e-mail a serem processados;
  • Falha no processamento dos e-mail buscados;
  • Falha na tentativa de processamento de um e-mail;
  • Falha na tentativa de upload de um arquivo;
  • Falha na tentativa de download de um arquivo;
  • Falha na tentativa de marcar um e-mail como lido;
  • Falha na inicialização do processo de um ou mais conectores;
  • Mapeador não encontrado/carregado;
  • Layout de um mapeador não encontrado/carregado;
  • Tipo de mapeador inválido para o processamento.

Notificação de nível de criticidade Leve (Amarelo):

  • Falha na solicitação de atualização remota de configuração;
  • Falha na execução da atualização remota.

Notificação de nível de criticidade Alerta customizado (Azul):

  • Solicitação de atualização remota de configuração;
  • Atualização remota de configuração concluída com sucesso;
  • Solicitação de atualização remota de configuração anterior foi desconsiderada devido a uma nova existente.

Serviços

Os seviços listados nessa tela, são configurados na plataforma do Connect Us, e cada serviço em seu modelo padrão e cada cliente que estiver utilizando a integração.

Para visualizar os serviços/clientes siga as seguintes etapas:

  1. Abra a tela do Monitoramento;
  2. No menu lateral clique em Serviços.

  3. Para detalhes do serviço, clique no selecionado e será redirecionado para os Detalhes do serviço.

  4. Utilize as opções da aba de Incidentes e Histórico para mais informações do serviço.

Incidentes do Serviço

Os Incidentes em aberto do projetos são exibidos nessa tela, ao serem finalizados os mesmos passam para a tela de histórico.

  1. Tipos: Serviços, Conectores;
  2. No menu lateral clique em Serviços;
  3. Para detalhes do serviço, clique no selecionado e será redirecionado para os Detalhes do serviço;
  4. Clique na aba Incidentes.

Histórico do Serviço

Todos os alertas de todos os níveis e notificações que o projeto recebeu fica registrado nessa tela.

  1. Tipos: Serviços, Conectores;
  2. No menu lateral clique em Serviços;
  3. Para detalhes do serviço, clique no selecionado e será redirecionado para os Detalhes do Serviço;
  4. Clique na aba Histórico;
  5. Utilize os filtros para melhores resultados de pesquisa.

Vincular endereço de E-mail

Para receber notificações por e-mail dos alertas de determinados projetos, é necessário vincular o endereço de e-mail ao projeto.

Há dois níveis de e-mail:

  • Global: Vinculado ao perfil do usuário do portal de monitoramento;
  • Por Serviço: É possível vincular e-mail por serviço.

Para vincular por serviços siga as seguintes etapas:

  1. Abra a tela do Monitoramento;
  2. No menu lateral clique em Serviços;
  3. Selecione o serviço clicando no link sobre o nome;
  4. Nos detalhes do serviço, na lateral direita possui um ícone de e-mail " ";
  5. No pop-up de Configuração de e-mail, digite o e-mail e em seguida clique no ícone de mais "+".